A Neuropediatria é uma sub-especialidade médica com particularidades reconhecidas e que inclui profissionais com dois tipos de formação base muito distintos: pediatras e neurologistas.
O reconhecido e rápido avanço da ciência em áreas como a biotecnologia, a biogenética e a imagiologia reflecte-se na identificação de novas etiologias/doenças na área da neurologia pediátrica, com consequente descoberta de tratamentos inovadores, que trazem não só grandes desafios mas também uma esperança renovada.
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria deverá ser, claramente, a maior promotora de formação continuada nesta área das neurociências ao promover o treino, a actividade clínica e a investigação científica. Pretende-se, assim, reforçar a actividade da sociedade, estimulando a realização e a participação em reuniões científicas, congressos e cursos de formação pós-graduada, colaborar com sociedades afins nacionais e estrangeiras promovendo iniciativas e programas de acção comuns. Considera-se ainda importante a promoção do conhecimento das doenças neurológicas pediátricas junto da sociedade civil.
É nosso objectivo manter o bom trabalho já efectuado, reforçando a excelência da prática da Neurologia Pediátrica no nosso país e o reconhecimento desta sub-especialidade, como específica e indispensável, no tratamento de crianças com doença neurológica.
Contamos com a participação activa de todos os sócios, de forma a melhorar a dinâmica da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria!
— Mónica Vasconcelos
Presidente da SPNP