SEJA BEM VINDO À SPNP

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria

Bem-vindos à Sociedade Portuguesa de Neuropediatria!

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria surgiu em 1998, reforçando a Neurologia Pediátrica como uma área autónoma, independente e única. Vários membros e várias direcções têm dado o seu contributo a quem devemos o nosso agradecimento.

A Neuropediatria é uma sub-especialidade médica com particularidades reconhecidas e que inclui profissionais com dois tipos de formação base muito distintos: pediatras e neurologistas.

O reconhecido e rápido avanço da ciência em áreas como a biotecnologia, a biogenética e a imagiologia reflecte-se na identificação de novas etiologias/doenças na área da neurologia pediátrica, com consequente descoberta de tratamentos inovadores, que trazem não só grandes desafios mas também uma esperança renovada.

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria deverá ser, claramente, a maior promotora de formação continuada nesta área das neurociências ao promover o treino, a actividade clínica e a investigação científica. Pretende-se, assim, reforçar a actividade da sociedade, estimulando a realização e a participação em reuniões científicas, congressos e cursos de formação pós-graduada, colaborar com sociedades afins nacionais e estrangeiras promovendo iniciativas e programas de acção comuns. Considera-se ainda importante a promoção do conhecimento das doenças neurológicas pediátricas junto da sociedade civil.

É nosso objectivo manter o bom trabalho já efectuado, reforçando a excelência da prática da Neurologia Pediátrica no nosso país e o reconhecimento desta sub-especialidade, como específica e indispensável, no tratamento de crianças com doença neurológica.

Contamos com a participação activa de todos os sócios, de forma a melhorar a dinâmica da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria!

Mónica Vasconcelos
Presidente da SPNP

O que é a Neuropediatria?

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma especialidade ou sub-especialidade médica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou na adolescência. A sua autonomia é justificada, por um lado, pela alta prevalência global das doenças neurológicas e pela ocorrência de patologias específicas neste grupo etário e, por outro lado, pelo facto das diferentes noxas afectarem um sistema nervoso imaturo e em desenvolvimento o que implica um conhecimento e abordagem distintas dos da neurologia do adulto nomeadamente nos aspectos semiológicos.

Nas últimas décadas, graças aos enormes progressos das ciências básicas e das neurociências e da tecnologia, a Neuropediatria conheceu um excepcional desenvolvimento.

O Neuropediatra, como sucede noutras especialidades médicas, tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afectam a criança ou o adolescente mas a sua actividade clínica exige frequentemente um contacto estreito com outros especialistas não são da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Alguns Neuropediatras tendem já a diferenciar-se ou a exercer predominantemente a sua actividade clínica em determinados grupos etários (por exemplo neurologia fetal, neurologia neo-natal) ou grupos nosológicos (por exemplo epilepsia, doenças neurometabólicas, doenças musculares, paralisia cerebral, transtornos da aprendizagem e do comportamento, etc.).

Prof. Orlando Leitão

Quem somos
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem como objectivo a promoção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos relativos à neuropediatria, e propõe-se a investigação na respectiva área, cooperação com organismos afins, nacionais e estrangeiros, informação dos poderes públicos dos problemas da especialidade, e propor soluções.
Para os Pais
Profissionais
QUEM SOMOS
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem como objectivo a promoção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos relativos à neuropediatria, e propõe-se a investigação na respectiva área, cooperação com organismos afins, nacionais e estrangeiros, informação dos poderes públicos dos problemas da especialidade, e propor soluções.
ONDE ESTAMOS
CONTACTOS DO SECRETARIADO
+351 918 297 743
spnp.neuropediatria@gmail.com
Avenida da Boavista, Nº 1015 - Sala 601, 4100-128  Porto
© 2019 SPNP - Sociedade Portuguesa de Neuropediatria