PROTOCOLOS DA SPNP

Macrocefalia

Protocolo de atuação

Inês Sobreira, Bárbara Pereira, Filipa Neiva, Sónia Figueiroa - 2012

Estado de Mal Epiléptico

O estado de mal epiléptico constitui a mais frequente emergência neurológica em idade pediátrica. A cascata de alterações fisiopatológicas desencadeada por uma convulsão prolongada pode conduzir a uma perda da autorregulação da circulação cerebral e lesões neurológicas irreversíveis. Os objectivos do tratamento do estado de mal são a ressuscitação, tratamento da causa primária e administração de anticonvulsivantes, assegurando ao mesmo tempo a identificação e tratamento das causas subjacentes.

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria realizou em Setembro 2006 um inquérito às diversas Unidades de Neuropediatria do País, com vista a tentar estabelecer um consenso face a esta questão. As opções diagnósticas e terapêuticas foram discutidas e analisadas e surgiu esta proposta, que inclui uma breve revisão teórica sobre esta entidade.

Acta Pediatr Port 2007;38(4):163-8

Encefalites

Recomendações da Sociedade de Infecciologia Pediátrica da SPP e da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria. Este protocolo procura estabelecer normas de actuação prática para a abordagem dos doentes com suspeita de encefalite aguda, após os 28 dias de idade corrigida

Acta Pediatr Port 2011;42(6):277-291

Síndrome de Guillain-Barré

O protocolo de actuação na Síndrome de Guillain-Barré em idade pediátrica foi elaborado com o intuito de rever as mais recentes recomendações internacionais e de traçar linhas orientadoras de actuação. É constituído por duas partes: a primeira é a introdução teórica, resultante da revisão bibliográfica, e a segunda o Protocolo de actuação. Tratando-se de uma patologia para a qual ainda não existe um consenso, sobretudo no que respeita ao tratamento, optou-se por incluir as várias opções de tratamento recomendadas, permitindo a cada Unidade aplicar aquela com a qual possui mais experiência.

Acta Pediatr Port 2011;42(1):33-42

QUEM SOMOS
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem como objectivo a promoção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos relativos à neuropediatria, e propõe-se a investigação na respectiva área, cooperação com organismos afins, nacionais e estrangeiros, informação dos poderes públicos dos problemas da especialidade, e propor soluções.
ONDE ESTAMOS
CONTACTOS DO SECRETARIADO
+351 918 297 743
spnp.neuropediatria@gmail.com
Avenida da Boavista, Nº 1015 - Sala 601, 4100-128  Porto