SEJA BEM VINDO À SPNP

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria

A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem vindo a crescer ao longo dos dezoito anos da sua existência. Temos mantido a nossa atividade com congressos e reuniões, cursos de formação pós graduada e participando ativamente em múltiplas reuniões e congressos de sociedades afins. Tem havido uma renovação da Sociedade com novos membros efetivos, pediatras e neurologistas com formação especifica em Neuropediatria através de Ciclos de Estudos Especiais em Neuropediatria. Mantemos o interesse de outras especialidades afins que participam nas nossas reuniões, alguns dos quais como membros associados da sociedade.

Ao longo destes anos temos assistido a uma enorme evolução no conhecimento das doenças, em todas as áreas da neuropediatria. Na área das doenças heredodegenerativas, novas alterações genéticas vão sendo encontradas quase todos os dias. Mas os investigadores vão mais além, pois estudam quais as implicações dessas alterações, qual a proteína que está alterada e se existe alguma possibilidade de tratar essa doença com base no que vai sendo descoberto. Temos, igualmente, assistido à descoberta de mecanismos imunológicos em várias doenças, implicando um tratamento mais específico e mais eficaz. Nas epilepsias têm surgido igualmente progressos, entre os quais a melhor compreensão do funcionamento das redes neuronais normais e anómalas, atendendo ao grande avanço tecnológico, em particular na neuroimagem.

O desafio de sermos cada vez mais sabedores, mais competentes e tratar de forma mais adequada os nossos doentes exige que nos mantenhamos sempre ativos. 

Durante o próximo triénio propomo-nos :

  • Manter o Congresso anual e uma reunião de casos clínicos e dois cursos de formação pós graduada em neuropediatria,
  • Estimular os projetos de âmbito nacional, com participação de todos os serviços de neuropediatria e elaborar directrizes da SPNP
  • Participação ativa nas Sociedades afins, em particular da Sociedade Portuguesa de Pediatria e Sociedade Portuguesa de Neurologia
  • Colaborar com as associações de doentes, com patologia neurológica, estimulando a participação nestas associações e divulgação das suas atividades.

    — Manuela Santos
         Presidente da SPNP

O que é a Neuropediatria?

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma especialidade ou sub-especialidade médica dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou na adolescência. A sua autonomia é justificada, por um lado, pela alta prevalência global das doenças neurológicas e pela ocorrência de patologias específicas neste grupo etário e, por outro lado, pelo facto das diferentes noxas afectarem um sistema nervoso imaturo e em desenvolvimento o que implica um conhecimento e abordagem distintas dos da neurologia do adulto nomeadamente nos aspectos semiológicos.

Nas últimas décadas, graças aos enormes progressos das ciências básicas e das neurociências e da tecnologia, a Neuropediatria conheceu um excepcional desenvolvimento.

O Neuropediatra, como sucede noutras especialidades médicas, tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afectam a criança ou o adolescente mas a sua actividade clínica exige frequentemente um contacto estreito com outros especialistas não são da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Alguns Neuropediatras tendem já a diferenciar-se ou a exercer predominantemente a sua actividade clínica em determinados grupos etários (por exemplo neurologia fetal, neurologia neo-natal) ou grupos nosológicos (por exemplo epilepsia, doenças neurometabólicas, doenças musculares, paralisia cerebral, transtornos da aprendizagem e do comportamento, etc.).

Prof. Orlando Leitão

Quem somos
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem como objectivo a promoção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos relativos à neuropediatria, e propõe-se a investigação na respectiva área, cooperação com organismos afins, nacionais e estrangeiros, informação dos poderes públicos dos problemas da especialidade, e propor soluções.
Para os Pais

Esta secção do site destina-se a facultar informação relativa aos mais frequentes tópicos na Neuropediatria.

Para esclarecimentos sobre sintomatologia ou dúvidas específicas sobre doenças neuropediátricas, recomenda-se que contacte os médicos e instituições de saúde com centros/consultas de Neuropediatria indicados na secção Serviços e unidades de Neuropediatria.

Profissionais
Esta secção do site destina-se exclusivamente aos profissionais de saúde.
QUEM SOMOS
A Sociedade Portuguesa de Neuropediatria tem como objectivo a promoção, aprofundamento e divulgação de conhecimentos relativos à neuropediatria, e propõe-se a investigação na respectiva área, cooperação com organismos afins, nacionais e estrangeiros, informação dos poderes públicos dos problemas da especialidade, e propor soluções.
ONDE ESTAMOS
CONTACTOS DO SECRETARIADO
+351 918 297 743
spnp.neuropediatria@gmail.com
Avenida da Boavista, Nº 1015 - Sala 601, 4100-128  Porto